quinta-feira, janeiro 05, 2006

Oceans Apart

The Go-Betweens, Oceans Apart
The Go-Betweens
Oceans Apart
Lo-Max, 2005

No mundo da música Pop, separação não é tema difícil. Basta percorrer a história das bandas que se criaram à volta de um vocalista com ego grande demais… O maravilhoso acto de fazer as pazes também não é coisa que escasseie neste universo. Verdadeiramente difícil é encontrar uma banda que tenha crescido ao longo do caminho desenhado pela sua existência.
Os Go-Betweens juntaram-se na longínqua Austrália em 1978, separam-se na capital britânica em 1989 e resolveram dar um ar de sua graça em 2000 com o lançamento do álbum “The Friends of Rachel Worth” (aos quais se juntaram as três meninas dos Sleater-Kinney). E para provar que esta reunião não foi capricho passageiro, aí estão “Bright Yellow Bright Orange” de 2003 e “Oceans Apart” de 2005.
O centro criativo da banda continua a ser o mesmo que apaixonou tantos nos anos 80. O incurável romântico Grant McLennan e o enérgico profundo Robert Forster não perderam a capacidade para produzir letras de uma poesia deslumbrante e canções pop de uma simplicidade contagiante. O que cheira a novo é o facto de se notar que os dois estão mais velhos, mais capazes de produzirem boas músicas sem recurso a tanto fogo de artifício (neste álbum não há violinos, não há sombras orquestrais a puxar a lágrima). O resultado disso é um disco com um som mais limpo, mais directo, mais próximo.
Os dois temas de abertura, “Here Comes a City” e “Finding You”, ambos sobre Viagem, mostram bem a diferença na escrita dos dois autores. No primeiro, o comboio é empurrado pelo constante riff da guitarra, ao mesmo tempo que se distingue o flash da câmara fotográfica nas várias imagens que Forster captura – “Passing churches, passing stations, a bustling complex; I see a sequence 22 rivers out my window”. No segundo, McLennan calça os sapatos do narrador e vislumbra a sua própria imagem (em slow motion) espelhada no vidro de um carro – “Would you smile and wave Or would you bow and get in?”. Numa melodia simples, o banjo vai descobrindo memórias e fazendo perguntas a um amor que já se perdeu. Se a primeira canção tem tiques de Talking Heads, a segunda traz à memória os primeiros tempos dos R.E.M.. E esta dualidade estende-se pelo resto do disco, desde o triunfal “Born To a Family” à elegia que é “Mountains Near Dellray”.
Os apaixonados pela escrita poética de McLennan encontram neste disco algumas das suas canções mais belas, como é o caso de “No Reason to Cry”. Os acordes de abertura dão o mote e parecem esboçar a banda sonora para um sonho imaginário. O acústico da guitarra apoia-se com delicadeza na paisagem sonora criada por Mark Wallis (produtor dos discos fundamentais da banda nos anos 80) que mistura magistralmente voz e teclados, dando à letra uma força e profundidade ainda maior – “You bit my tongue on a Lisbon Road”. Outro hino à escrita de McLennan é “Statue”, mas essa fica para vocês descobrirem…
Das canções escritas por Forster a minha favorita é “Mountains Near Delray”. Com uma batida frouxa, uma sequência de acordes que parece desalinhada, uma letra desfilando amigos que ficaram para trás. Tudo isto resulta, no entanto, numa experiência que tem tanto de hipnose como de espanto. “I’m going to change my appearance everyday, I’m going to write a movie and then I’m going to star in a play”, canta Forster por entre desejos ardentes de uma adolescência revivida. Seis minutos de puro contentamento.
Há poucos discos onde se gosta de todos os temas e este é um deles. Parece que McLennan e Forster são daquele tipo de escritores talentosos que não conseguem fazer um álbum mau, mesmo que se esforcem muito para tal. Pode ser dos meus ouvidos, mas quanto mais oiço estas canções (já vai nas trezentas e 5 audições), mais me convenço que este é um disco perfeito.
Se estavam à espera de um disco que conseguisse superar os clássicos “Tallulah” (1987) e “16 Lovers Lane” (1988) desde o badalado regresso de 2000, este “Oceans Apart” pode muito bem ser o escolhido. O carácter sensual desses primeiros trabalhos, a dualidade intrínseca da sublime escrita de Forster e McLennan e a sua habilidade para transformar lugares comuns em cantinhos de eterna beleza faz deste disco um dos melhores que ouvi em 2005. Fica o aviso!